Paginas


Objetiva o autoconhecimento como forma de lidar de modo criativo com nossos problemas.

São eventos capazes de ajudar-nos a encontrar caminhos para nossas vidas.

Médica em Carazinho- RS desde 1984, hoje exerce ginecologia e psicoterapia junguiana.


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sermos autênticos!

Jean Shinoda Bolen em Os Deuses e o Homem, escreve de modo muito simples com respeito a autenticidade, auto-estima e contentamento.

           Sentir-se autêntico significa ser livre para desenvolver traços e potenciais que são predisposições inatas. Quando somos aceitos e temos licença para sermos genuínos, é possível ter ao mesmo tempo auto-estima e sentir-se autêntico. Esse sentimento só se desenvolve se somos encorajados, e não desestimulados pelas reações das pessoas que são importantes para nós, ao termos condutas espontâneas e confiantes, ou quando nos deixamos absorver por aquilo que nos traz contentamento.


E você? 
Está livre para desenvolver seus traços e potenciais?
Sabe que tem predisposições inatas?

Sou aceito, recebo e me dou a licença para ser genuina?
Estimo a mim mesmo? Sinto que possuo auto-estima?
Sinto-me encorajado pelo outro?
O outro em mim e por mim mesmo para ser espontâneo e confiante?
Absorvo-me por aquilo que me gera contentamento?

          Continua Bolen  Quando precisamos nos conformar para sermos aceitos, terminamos adotando uma falsa máscara e desempenhando papéis vazios, se entre quem somos por dentro e o que se espera de nós há distância muito grande.

Nenhum comentário: