Paginas


Objetiva o autoconhecimento como forma de lidar de modo criativo com nossos problemas.

São eventos capazes de ajudar-nos a encontrar caminhos para nossas vidas.

Médica em Carazinho- RS desde 1984, hoje exerce ginecologia e psicoterapia junguiana.


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Um homem que busca... Hermann Hesse em Demian

Hermann Hesse escreveu Demian em 1925, já se passaram 86 anos e ainda ressona em mim.
Cito um trecho da  introdução:


Para relatar a históra de minha vida, devo recuar alguns anos. Se me fosse possível, deveria retroceder ainda mais, à primeria infância, ou mais ainda, aos primórdios de minha ascendência. [...]

Assim, a história de cada homem é essencial, eterna e divina, e cada homem, ao viver em alguma parte e cumprir os ditames da Natureza, é algo maravilhoso e digno de toda a atenção. Em cada um dos seres humanos o espírito adquiriu forma, em cada um deles a criatura padece, em cada qual é crucificado um Redentor.....]

Não creio ser um homem que saiba. Tenho sido um homem que busca, mas já agora não busco mais nas estrelas e nos livros: começo a ouvir os ensinamentos que meu sangue murmura em mim.[...]

A vida de todo ser humano é um caminho em direção a si mesmo, a tentativa de um caminho, o seguir de um simples rastro. Homem algum chegou a ser completamente ele mesmo; mas todos aspiram a sê-lo, obscuramente alguns, outros mas claramente cada um como pode. [...]

Assim é que podemos entender-nos uns aos outros, mas somente a si mesmo pode cada um interpretar-se.

p.s.  Os grifos são meus, embora não tenha nada que não merecesse um grifo.
Cabe então interpretar-se, dentro de sua história eterna, divina e maravilhosa... Seguir um simples rastro.

Nenhum comentário: