Paginas


Objetiva o autoconhecimento como forma de lidar de modo criativo com nossos problemas.

São eventos capazes de ajudar-nos a encontrar caminhos para nossas vidas.

Médica em Carazinho- RS desde 1984, hoje exerce ginecologia e psicoterapia junguiana.


domingo, 23 de setembro de 2012

Citação Junguiana: A importância do pai no destino do indivíduo

Ducunt volentem fata, nolentem trahunt - Os que têm vontade, o destino os conduz; os que não têm, o destino os arrasta.

Jung iniciou o §693 de Freud e Psicanálise: A importância do pai no destino do indivíduo, com a citação acima.  Segue dixzendo:
O relacionamento com os pais é, de fato, o canal infantil por excelência por onde flui de volta a libido ao encontrar obstáculos na vida posterior e por meio do qual revive os conteúdos psíquicos da infância, já há de muito esquecidos.
Segue: Sempre é assim na vida humana: quando voltamos para trás diante de um obstáculo grande demais, de uma decepção muito ameaçadora ou do risco de uma decisão muito importante, então a energia acumulada para resolver a tarefa flui de volta e tornar a encher os leitos, os sistemas obsoletos do passado.

no §701 continua

O tentar encobrir o problema familiar e a absorção do afeto negativo do caráter dos pais pode, sem dar na vista, fixar-se bem no íntimo da pessoa sob a forma de inibições e conflitos que ela mesma não entende.
...Naturalmente, a fonte de perturbação infantil de adaptação é o relacionamento afetivo com os pais. É uma espécie de contágio psíquico, causado, como sabemos, não por verdades lógicas, mas por afetos e suas manifestações corporais. No tempo de formação mais intensa, isto é, do primeiro ao quinto ano, todas as características essenciais que cabem exatamente no molde dos pais já se desenvolveram; pois como nos ensina a experiência, os primeiros sinais do futuro conflito entre a constelação dos pais e a autonomia individual ocorrem, via de regra, antes do quinto ano.

Nenhum comentário: