Paginas


Objetiva o autoconhecimento como forma de lidar de modo criativo com nossos problemas.

São eventos capazes de ajudar-nos a encontrar caminhos para nossas vidas.

Médica em Carazinho- RS desde 1984, hoje exerce ginecologia e psicoterapia junguiana.


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sonhos: Como compreendê-los?

Os sonhos, chamados, por alguns, de lingua esquecida de Deus e, por outros, de mensagens do demônio, durante muito tempo foram considerados bons ou maus presságios do futuro. James A. Hall

Para compreender um sonho pode-se levar intantes, dias, ou talvez uma vida.
Às vezes é óbvio, vem uma mensagem clara.
Às vezes parece idiota.
Às vezes pensamos que é porque encontramos alguém no dia anterior...
Muitas vezes nos enganamos completamente ao tentar entender a mensagem de um sonho.
É importante sabermos que os sonhos são um processo psíquico natural, vem para regular, compensar algum funcionamento equivocado.
Então poderia se dizer que é a linguagem esquecida de Deus, mostrando que o caminho não é bem este? Ou seria o demônio apontando os bons ou maus presságios?
Se tivermos a humildade, regularidade, persistência e começarmos a anotar nossos sonhos, poderemos ver claramente que se trata de um mecanismo de nosso psiquê, apontando nossos caminhos. Parecerá um presságio... Pois sempre aponta para algo que não estamos vendo.
Sem literalizar, sonhar que viu alguém nem sempre vai encontrá-lo. Ser roubado não significa ser roubado em algo material, mas: O que você estaria roubando de si? Sonhar com a morte de alguém, geralmente trata-se de algo em si que deve morrer, mudar. O que? Sonhar com uma viagem, um caminho...O que em ti tem que viajar, mudar de caminho? Sonhar com perder a bolsa, ous documentos? O que está significando esta bolsa para ti? O que tem que ser perdido? Ou descuidado? Ou cuidado? Seus documentos, sua identidade, como estão?  O contexto de vida de cada um interfere na análise de seus sonhos.

Olhar para os próprios sonhos é apaixonante, vejo meus sonhos como um lado de mim que me compensa aponta minhas unilateralidades, permitindo corrigí-las. Sempre que estou olhando para um lado ele mostra o outro.
Bons sonhos! Maus sonhos... Todos são bem vindos.

Nenhum comentário: