Paginas


Objetiva o autoconhecimento como forma de lidar de modo criativo com nossos problemas.

São eventos capazes de ajudar-nos a encontrar caminhos para nossas vidas.

Médica em Carazinho- RS desde 1984, hoje exerce ginecologia e psicoterapia junguiana.


sábado, 5 de novembro de 2011

Citações de C. G. Jung

A maioria das pessoas que lêem e estudam Jung, o fazem com um lápis na mão. Sublinha-se, às vezes com riscos mais fracos, às vezes com riscos fortes. Muitas vezes se circula a página, marca-se o parágrafo inteiro. Cada vez que se retoma a obra, as marcações aumentam em número e algumas são reforçadas. Algumas ganham estrelas. São pérolas que asterisco com estrelas.
Bem, como em minha formação de analista , continuarei por mais três anos, lendo sistemativamente muitos de seus livros ainda, quase todos, começo agora esta ideia.
Colocarei citações. Se alguém se sentir instigado a saber o parágrafo inteiro e não tenha o livro, comente que escrevo. Afinal o caminho é o autoconhecimento.

A pincelada de hoje:
volume VII/1 
§ 43 ... Um homem completo, no entanto, sabe que mesmo seu mais feroz inimigo, não um só, mas um bom número deles, não chega aos pés daquele terrível adversário, ou seja, aquela "outro" que "habita em seu seio".

§72 ...Enfrentar a vida cotidiana, com todas as suas exigências banais de dedicação, paciência, perseverança e sacrifícios, humildemente, sem visar o aplauso, sem grandes gestos heróicos - este é o nosso heroísmo cotidiano, invisível para os outros.

§32  ... Só floresce quando espírito e instinto estão em perfeita harmonia. []
O excesso de animalidade deforma o homem cultural; o excesso de cultura cria animais doentes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Jung é pura inspiração.

M. Denise Vargas disse...

Estudar Jung para mim é: lazer para a alma. É conforto. Traz a compreensão que não se está sozinho.