Paginas


Objetiva o autoconhecimento como forma de lidar de modo criativo com nossos problemas.

São eventos capazes de ajudar-nos a encontrar caminhos para nossas vidas.

Médica em Carazinho- RS desde 1984, hoje exerce ginecologia e psicoterapia junguiana.


domingo, 12 de fevereiro de 2012

A fala um instrumento curativo...

June Singer escrevendo sobre a "fala" inicia com um poema de Blake...

****
Fiquei com raiva de meu amigo:
Falei de minha cólera, a minha cólera passou.
Fiquei com raiva de meu inimigo:
Calei-me, minha cólera aumentou.

****

 Complementa dizendo que poder por para fora, usufruir do ato de falar
...É comunicar para um outro ser humano a verdade de quem você é; é colocar-se diretamente em risco, expor a própria jugular.

e
deixar de...
Deixar de realizar este ato é depreciar-se, julgar que tem pouco valor como pessoa, reprimir a tal ponto o que há para ser dito que chega enfim a ficar como água sem vida, estagnada.
Sem essa espécie de comunicação, a pessoa se fecha sobre si mesma, torna-se temperamental, doente ou deprimida.
Abrir-se com uma outra pessoa é um ato que gera vida, como foi no início quando você saiu do útero.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito boa reflexão, abraços