Paginas


Objetiva o autoconhecimento como forma de lidar de modo criativo com nossos problemas.

São eventos capazes de ajudar-nos a encontrar caminhos para nossas vidas.

Médica em Carazinho- RS desde 1984, hoje exerce ginecologia e psicoterapia junguiana.


sábado, 11 de fevereiro de 2012

O fuso... Mulheres ora enfeitiçadas ora ferinas

Novamente em leitura de Marie Louise...

Agulhada, picada, fuso, o espinho, algo que perfura... que provocam algo...
Psicologicamente, uma palavra picante pode efetivamente matar. A observação mordaz constitui a agressividade habitual tanto das mulheres quanto da anima. As mulheres geralmente não batem porta ou praguejam, mas lançam alguma observação sutil, doce e perfurante, é o ferimento da feiticeira que atinge precisamente o ponto fraco do outro.


Mas algumas vezes este fuso...


... O fuso é particularmente perigoso quando o voltamos contra nós mesmos: como ele não se manifesta no exteriornão pode ser apreendido. Insidiosamente sem que a vítima se aperceba, ele a destrói.

No dia a dia podemos ouvir... não acredito em mim, nada vai dar certo, não dou para isto, eu era burra, nunca me casarei, não tenho auto-estima...

São convicções: Esta convicção autodestrutiva, adquirida  na primeira infância, é aceita por natural e, consequentemente, nunca é objeto de uma crítica pessoal, ou de uma discussão com alguém, e nem mesmo foi manifestada de uma forma ou de outra, senão por mal-estares e traços de comportamento: apatia, falta de energia e de alegria de viver, fracassos repetidos, etc.

Se a própria mãe não reconhece seu valor enquanto mulher, transmitirá involuntariamente essa convicção íntima à sua filhinha.

Então embora enfeitiçadas e adormecidas, princesas picadas... 
Podemos... continuar picando outros e a nós mesmos e manter este sofrimento ou...  
Podemos, mas precisamos?

Nenhum comentário: