Paginas


Objetiva o autoconhecimento como forma de lidar de modo criativo com nossos problemas.

São eventos capazes de ajudar-nos a encontrar caminhos para nossas vidas.

Médica em Carazinho- RS desde 1984, hoje exerce ginecologia e psicoterapia junguiana.


quinta-feira, 2 de maio de 2013

Jung em Diálogo consigo mesmo: " A redescoberta da alma"



Voltei, mais uma vez me encontro aí -

Estou contigo -  após longos anos de longo vaguear,

Voltei novamente para ti.

Deveria eu contar-te tudo que vi, experimentei, absorvi para dentro de mim mesmo?...

Pensei e falei muito sobre a alma; eu sabia muitas palavras eruditas sobre a alma; eu a julguei e dela fiz um objeto científico.

Não considerei que a alma pode ser o objeto de meu julgamento e conhecimento, antes, meu julgamento e conhecimento são o objeto de minha alma...

O espírito das profundezas vê a alma como um ser vivo, independente, e assim contradiz o espírito dos tempos, para quem a alma é algo dependente da pessoa, que permite que ela seja comandada e julgada, como uma coisa cuja extensão podemos compreender.

 

Nenhum comentário: