Paginas


Objetiva o autoconhecimento como forma de lidar de modo criativo com nossos problemas.

São eventos capazes de ajudar-nos a encontrar caminhos para nossas vidas.

Médica em Carazinho- RS desde 1984, hoje exerce ginecologia e psicoterapia junguiana.


terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Simples assim? Criar consciência? Um pequeno divagar. Profetiza-se adquira autoconhecimento. Conheça a si mesmo. Inicia com ele um desenrolar de entendimento e que se torna dia a dia mais amplo, mais complexo parecendo que a simplicidade se perde. Acrescente cores a sua vida e ela te gerará escolhas. Nós analistas, trabalhamos nisto, e não foram poucas as vezes que paramos e concluímos, parecia tão fácil antes: Eu não sabia. É, mas: Agora sei. Abrir caixas mostra conteúdos. Deixá-las fechadas, nos passa a ideia de descompromisso, não responsabilidade, o nada a ver comigo. Iniciar uma Análise. Ato corajoso. Ato profundo e indescritivelmente valoroso. Uma vez começado ele seguirá reverberando o que costumo chamar de “chip interno” e ficará praticamente impossível, fazer uso da imagem dos três macaquinhos. O que tapa os ouvidos e não ouve seus olhos e não veem e sua boca e não falam. Cria-se no ser a caminho da consciência a noção do ato, o quê e como ouvir, ver e falar. Somado as novas afirmações internas: Eu também. Estou projetando. Isto me pertence. Isto não me pertence. Menos, mais e medida. Com maior frequência do que se imagina o desejo de voltar atrás acomete aqueles que ousaram saber e abrir suas caixinhas. Sorte nossa que habitualmente elas se abrem aos poucos, mas existem clarões que retiram a visão e geram labirintites. E agora? A resposta que me dou, e costumo dar tem sido: “Respira, respire isto. Conecte-se, inicialmente com o centro da terra. A lei da gravidade não foi desligada”. Enfim, necessita-se de um lapso de tempo. Para quê então? Vou responder do meu jeito. Existem caminhos traçados. O presente do livre arbítrio tem nos permitido trocar, começar, recomeçar, inventar e criar. Novos caminhos estão sendo criados. Sem certo, nem errado. Com a presença da luz interna e ouvido interno um reclame pode se tornar em entendimento grato. Caminhantes conduzem. E ao levar a nós mesmos e nossos entes de volta ao caminho da integração se inicia o reconhecimento de que existe uma harmonia pré-estabelecida. Sim, acredito existir um Princípio Universal de ordenação e significado no Cosmo. Eu acredito.

Nenhum comentário: