Paginas


Objetiva o autoconhecimento como forma de lidar de modo criativo com nossos problemas.

São eventos capazes de ajudar-nos a encontrar caminhos para nossas vidas.

Médica em Carazinho- RS desde 1984, hoje exerce ginecologia e psicoterapia junguiana.


domingo, 19 de junho de 2011

Sonhos antecipatórios!

Vejo os sonhos como um dos melhores presentes que recebemos de nosso inconsciente. Ouvir esta voz que nos fala toda a noite e lhe dar uma atenção especial é muito importante, cabe ao menos um lápis e papel,  pois todo sonho tem um propósito.

Jung no §78 das OC. 5, refere que existe uma "potência prospectiva" de combinações subliminares. É uma experiência ocasional de meu trabalho profissional diário (uma experiência sobre cuja certeza preciso expressar-me com toda a precaução exigida pela complexidade da matéria), ocorrer na época do início da doença  ou muito antres disso, um sonho, frequentemente de nitidez visionária, que se grava para sempre na memória e durante a análise desvenda ao pacientte um sentido oculto, antecipando os acontecimentos subsequentes da vida.
Em nota de rodapé: Ao que oparece, os sonhos permanecem espontaneamente na memória enquanto resumem acertadamente a situação psicológica do indivíduo.

Os grifos são meus.
Quem já não teve um sonho que nunca mais esqueceu? Por que dentre todos os osonhos de sua vida, este nunca foi esquecido? O que ele quer dizer? Trata-se de um sonho prospectivo? Antecipatório? Visionário?
E se foi repetitivo?
Presentes simbólicos que estão presentes em nossa vida diariamente (a cada noite) e que tornam nossa vida mais orientada para nossos próprios caminhos.

Nenhum comentário: