Paginas


Objetiva o autoconhecimento como forma de lidar de modo criativo com nossos problemas.

São eventos capazes de ajudar-nos a encontrar caminhos para nossas vidas.

Médica em Carazinho- RS desde 1984, hoje exerce ginecologia e psicoterapia junguiana.


quarta-feira, 4 de abril de 2012

A casca para a bergamota e a Persona!

Uma esfriada, um sol de inverno, uma lembrança de infância facilmente coloca-nos frente a uma bergamota. Descascá-la... Retirar aquela casca perfumada e perfeita... para chegar a fruta.

Pensei em olhar para o significado da casca para a fruta: Enfeita, protege e o seu perfume a identifica.  Bendita casca que protege o fruto.

e
Persona?
O que é isto?
Persona, é o nome que chamamos a nossa casca de defesa e também o modo como nos apresentamos no mundo, nossas características...Algo desejável, desde que... não grude e de que se consiga retirar... Estar sempre com ela poderá impedir de sentir o sabor da fruta, da essência. 

Jung;
Ao analisarmos  a persona, dissolvemos a máscara e descobrimos que, aparentando ser individual, ela é no fundo coletiva; em outras palavras, a persona não passa de uma máscara da psique coletiva. No fundo, nada tem de real; ela representa um compromisso entre o indivíduo e a sociedade, acerca daquilo  que "alguém parece ser: nome, título, ocupação, isto ou aquilo. de certo modo, tais dados são reais; mas, em relação à individualidade essencial da pessoa, representam algo de secundário, uma vez que resultam de um compromisso no qual outros podem ter uma quota maior do que o indivíduo em questão. § 246 OC VII/2

Nenhum comentário: