Paginas


Objetiva o autoconhecimento como forma de lidar de modo criativo com nossos problemas.

São eventos capazes de ajudar-nos a encontrar caminhos para nossas vidas.

Médica em Carazinho- RS desde 1984, hoje exerce ginecologia e psicoterapia junguiana.


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Imagem primordial de Mãe: Onde?


    Jung diz que em algum lugar celeste existe uma imagem primordial de mãe:
 
 
 
 

 
 
 
Se eu fosse um filósofo daria prosseguimento ao argumento platônico segundo minha hipótese, dizendo: “em algum lugar celeste” existe uma imagem primordial de mãe, preexistente e supra ordenada a todo fenômeno do “maternal” (no mais amplo sentido da palavra). Mas como não sou filósofo e sim um empirista, não posso permitir a mim mesmo a pressuposição de que o meu temperamento peculiar, isto é, minha atitude individual no tocante a problemas intelectuais tenha validade universal (JUNG, 2006, §149, grifo do autor). 

 

Nenhum comentário: