Paginas


Objetiva o autoconhecimento como forma de lidar de modo criativo com nossos problemas.

São eventos capazes de ajudar-nos a encontrar caminhos para nossas vidas.

Médica em Carazinho- RS desde 1984, hoje exerce ginecologia e psicoterapia junguiana.


quinta-feira, 8 de junho de 2017

Uma água perfumada ao Blog


Mesmo que se queira, ou se siga conselhos: "escolha as prioridades" não se dá conta.
Realizar nossos desejos de corpo e alma, nos coloca diariamente em reuniões internas.

Este meu blog, é um espaço para aspergir  pensamentos, grifos.
É um espaço em que desejo colocar gotas aquosas de alma que possam umedecer um leitor distante.

Tento em minha vida seguir pistas, cores, sons, imagens e com elas tentar fazer o caminho a mim dedicado.

A lida entre o livre arbítrio do ego e os caminhos do daimon,  da semente, dos propósitos, dia a dia, instante a instante, estão como dois irmãos a brigar, aos chutes embaixo da mesa, a chamar atenção de seus pais.

Aí, ora se prioriza um fazer, ora outro.
Assim é comigo. Mas, já aprendi algumas lições.
Aprendi que nem todos são assim, tem os que priorizam o não fazer isto ou aquilo, e são assim.
Cabe a mim observar, ficar atenta a meu jeito de ser com extrema fidelidade a mim mesma.
Mas aprendi também que, às vezes, me boicoto.
Lentamente em aprendizado passeio entre a escolha do possível e do deixar vir.

A lida continua e tenho aprendido a olhar a "frase musical". Aquela que olhando para trás se vê o evento para além.  Ver que foi no desenrolar dos empecilhos que se chegou a um novo fim.
Nem sempre enxergo.

Mas, agora tudo o que quero é cuidar deste blog. Colocar pérolas e perfumes a sprear.
Não sou artista, aquele que cria repleto de estética, e, também não tenho recebido do plano coletivo nenhuma inspiração de arrepiar.
Em falando de vida... ousaria.... dizer:


Viver. Apenas viver.

Viver com qualidade, com bom humor.
Viver o lado bom da vida, não seria um engodo?
Aonde vou colocar o meu outro lado?

Viver, apenas viver?
Não seria assaz superficial?
Há medida?

Viver. Viver em condicional.
Viver desde que feliz.
Viver vida longa, desde que com qualidade.

Viver desde que feliz.
Viver desde que com a caixinha dos transtornos,
escuros, rascunhos, rabiscos, quebrados, estragados e enrugados fique fechada e escondida.
Rusgas, rugas, pedras e doenças. Chuvas e trovoadas. Equação ganho e gastos positiva.

Apenas viver.
Como fazer?

Deixar-se levar pela correnteza, mesmo quando um galho na barranca do rio
se oferece para que eu transforme meu percurso?
Deixar-se levar pela correnteza, mesmo vendo o galho e um outro tu, precisando de ti?
Um tu, outro humano que não é nada meu?
Como escolher caminhos?

Pode-se levar vantagem.
Viver chegando antes. Salvando o seu.
Pode-se esquecer de levar vantagem, e, ter novas oportunidades, ou não?

Apenas viver.
Haja lida.

Viver com luz e escuridão.
O trabalho de olhar ao espelho e reconhecer-se aí.
Haja coragem.

Fazer do dedo que aponta um circulo. Uma  mandala a nós mesmos.
Apenas viver.
Arte difícil.

Há o ponto on , o primeiro choro da maternidade, o choro brado que aponta a todos como a chegada. Há o ponto off,  que com gemido ou suspiro, libera um pranto nos espectadores que amam ou temem.

Viver. Partir do ponto on ao off  e fazer a travessia.
Dar conta do tempo espaço do meio.
Dar conta do meio, num meio.
Viver num meio ora dócil ora hostil.

Viver sua história.

Viver sem culpa.
Viver sem jogar a culpa.
Sem pragar, sem se horrorizar,

Viver não é fácil. Viver não é difícil.
Viver é viver.
Viver é tensão.
Viver é opção, é não opção.

Viver em atenção ou desatenção.
Acordado ou dormindo.
Viver é atentar.
Mas,
há faróis, é, dançam por diferentes paisagens.


Em oração o meu aspergir para que:
Hajam lampejos. Hajam focos.
Sonhos. Música. Pinturas. Poemas. Literatura. Odores. Carinhos.
Mansidão.

 

3 comentários:

Unknown disse...

Excelente reflexão Denise, profunda e sensível parada para pensarmos nesta lindeza tão complexa, difícil e maravilhosa que é VIVER A VIDA! Parabéns, uma linda poesia! Bj

M. Denise Vargas disse...

Grata minha querida analista. Em imagem tenho visto em mim e minhas pacientes este espaço entre on e off e ...a esta lida pede por adultez, reflexão e muito mais. Ao usar a palavra mansidão, dediquei a um momento de Hestia que aconteceu em sessao de análise: mansidão- lidar con as mãos. Bj

Unknown disse...

Que lindo, Deni!!
Amei, amei!!
Haja lida, haja vida, "haja hoje para tanto ontem" (Leminski).
Bjo grande!!
Cris