Paginas


Objetiva o autoconhecimento como forma de lidar de modo criativo com nossos problemas.

São eventos capazes de ajudar-nos a encontrar caminhos para nossas vidas.

Médica em Carazinho- RS desde 1984, hoje exerce ginecologia e psicoterapia junguiana.


domingo, 4 de junho de 2017

Palavras de Jung

Ler suas cartas nos toca ao sentir sua docilidade. Nesta relata à psiquiatra e analista Kristine, que estava com câncer e que veio a morrer logo após recebe-la sua experiência de quase morte (EQM).

1/2/1945 To Dr. Kristine Mann

"... informou-me de sua doença [] espero que uma boa estrela faça chegar-lhe esta minha carta.
Como a senhora sabe, o anjo da morte derrubou-me também e quase conseguiu riscar o meu nome de sua lista de vivos. Desde então fiquei quase inválido e venho recuperando-me..."

Segue contando de sua experiência... " A única dificuldade é livrar-se do corpo, ficar nu e vazio do mundo e da vontade do eu. []é algo inegavelmente grandioso. Eu estava livre, completamente livre e inteiro, como nunca havia me sentido antes. Eu me sentia a 15000 quilômetros da terra e a via como um imenso globo brilhando numa luz azul, indizivelmente bela. []

Lá havia plenitude, significando satisfação, movimento eterno ( não movimento no tempo).

[] O que quer que se faça, sendo feito sinceramente, tornar-se-á eventualmente uma ponte para a nossa totalidade, um bom navio que nos conduzirá através da escuridão de nosso segundo nascimento, que no aspecto externo parece morte. Já não viverei por muito tempo. Estou marcado. Mas felizmente a vida tornou-se provisória. Tornou-se um preconceito transitório, uma hipótese momentânea de trabalho, mas não a própria existência.
Seja paciente e considere isso uma tarefa difícil, dessa vez a última.
I greet you
(Carl g. Jung.)"
Imagem relacionada


Kristine, faleceu a seguir e Jung ainda viveu aproximadamente  mais16 anos de sua EQM e desta carta.
Fica para nós um depoimento em que presenteio com grifos:  O que quer que se faça, sendo feito sinceramente, tornar-se-á eventualmente uma ponte para a nossa totalidade....

E o conselho:  Seja paciente e considere uma tarefa difícil, dessa vez a última. 

Um comentário:

Unknown disse...

Ahhh, quanta beleza neste grifo que também pensei em grifar!! Sintonias!!
Obrigada por compartilhar, devem ser lindas as cartas de Jung!
Bjo afetuoso da
Cris