Paginas


Objetiva o autoconhecimento como forma de lidar de modo criativo com nossos problemas.

São eventos capazes de ajudar-nos a encontrar caminhos para nossas vidas.

Médica em Carazinho- RS desde 1984, hoje exerce ginecologia e psicoterapia junguiana.


sexta-feira, 13 de maio de 2022

Biografias

Biografias

 

 

Pessoalmente, sempre via biografias escritas como algo pertencente aos grandes. E, até muitas vezes enfadonhas.  – O que tenho a ver com isto?

Mas também me defini há muito pouco tempo como “intensa”. Acrescento curiosa e sedenta. Poucas li. Recentemente recebi cartas escritas por mim desde 1973 a minha mãe. Todas guardadas. Então me surpreendi comigo. Quantas dores e alegrias, ambas me levavam a lacrimeja.

Precisarei de muito silêncio e amor para me reler junto ao amor de minha mãe.

Voltando as biografias lidas algumas me tocam profundamente, principalmente pela força em transpassar obstáculos a seus ideais.

Vou resumir. Precisei ajuda de um ombro, abraço, testemunho e benção. Não hesitei, segui o conselho que ficou dentro de mim desde a minha mais tenra idade.

Fui.

Recebi palavras, praticamente não as lembro. Recebi gestos, não racionalizados, mas com a certeza de que foram integrados. E, uma questão: Leste meu livro? Respondi: Não.

Saí imediatamente a comprá-lo, certa de que algo há ali para eu apreender.

Neste pequeno escrito do blog acrescento que no dia seguinte meu parceiro de vida me conta que teria lido há menos de dois dias a biografia de Mozart, o Wolfang. Tinha ficado impressionado com sua vida e dificuldades.

Agora estou com ele a tocar pelo spotify  um concerto para flauta, harpa e orquestra. (K 299). Pequenos e enormes aprendizados se abraçaram.

 A dor transcrita em beleza.

A vida de outrem como modelo de amigar-se com nossos dons e virtudes.

A pequenez dos ditos problemas, considerando serem pertencente à vida. Vincent van Gogh, Beethoven, Elisabeth Kübler-Ross, Mahler, primeiros nomes que me vem, mas andei a pensar numa pessoa que não sei o nome, o que lembro é que assustava as pessoas nas esquinas, falecido, o “Santo Louco”!

E, claro associei com a linha do tempo, minha, tua, nossa.

E, percebi que todas estas histórias estão em todos nós. O óbvio esquecido e necessário para o meu apropriar-me.

            Neste pequeno escrito ressalto: Sim, todas as vidas são importantes, todas nos ensinam e muitas nos espelham espaços nossos que não estamos vento.

E, muito, além disto, o coletivo que nos une, consciente e inconsciente pode nos afastar de nossa verdadeira essência.

Escrevi pouco e sem linhas condutoras, sairei em15 minutos, e quero oxigenar meu blog.

Poderia apenas dizer o Universo Conspira. O tempo todo. E, me revela em cada um de vocês.

Um beijo. 

Nenhum comentário: